quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A NEBULOSA DE CARANGUEJO


Nebulosa do Caranguejo – Remanescente da Supernova registrada por astrônomos chineses em 1054 d.c. A Taxa de expansão é de 1500 Km por segundo. Em seu centro existe um pulsar (estrela de Nêutrons) girando trinta vezes por segundo. Foto Hubble/NASA.

Nós somos poeira das estrelas. Você já ouviu esta frase?
Aqui vai uma explicação simples, se é que isto pode ser simplificado.

Você lembra da tabela periódica de Química?
O Hidrogênio tem número atômico 1, o Hélio 2, o Lítio 3 e segue o enterro ...
Logo após o Big Bang, a energia se condensou em matéria formando os elementos hidrogênio (74,9999…%), hélio (25%) e para cada bilhão de átomos de hidrogênio um átomo de lítio.

Mas como? Nós somos formados por uma variedade muito grande de elementos: carbono, cálcio, ferro, fósforo, zinco, etc... De onde saiu tudo isto?
Simples, do interior das estrelas.
Os elementos iniciais do Universo, atraídos pela força da gravidade, foram acumulados em determinadas regiões do espaço e quanto mais matéria acumulada maior a força gravitacional, e mais matéria era anexada, até chegar ao ponto em que as nuvens atingiram densidade tal que levou a uma contração violenta, o que fez com que o hidrogênio existente se fundissem formando mais hélio (fusão atômica), gerando calor, forçando a expansão da matéria que estava colapsando, estavam criadas as primeiras estrelas.
Vamos tentar explicar de outra forma.
Na fusão termo nuclear o hidrogênio das estrelas ao longo do tempo se transforma Hélio, depois em Lítio e assim por diante até o Ferro (número atômico 26) . A partir do ferro, que é um elemento totalmente estável (ferro de massa 56), não há mais "transformações" dentro da estrêla, só voltam a ocorrer após a explosão de uma supernova por exemplo, é na explosão estrelar que os demais elementos são formados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário