terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Eclipses de Fobos ajudarão a localizar Curiosity


Eclipses da maior lua de Marte ajudarão a localizar robô Curiosity

17/12/2012

A localização do robô Curiosity poderá ser feita a partir de estudo dos eclipses de Fobos, a maior das luas de Marte, segundo artigo publicado nesta segunda-feira (17) na revista científica Monthly Notices, da Real Sociedade Astronômica britânica.

Até agora, esta localização era feita graças aos dados emitidos pelas antenas do robô ou a partir das imagens enviadas pelas sondas que orbitam o planeta vermelho.

Uma equipe da Universidade Complutense de Madri desenvolveu um modelo matemático para prever e observar os eclipses a partir da superfície de Marte, que poderá ser utilizado para saber a localização do robô.

Não é comum as antenas do Curiosity falharem, mas caso isso ocorra, uma alternativa para localizá-lo seria usar os eclipses observados pelo robô, explicou Gonzalo Barderas, pesquisador da universidade.

"Os eclipses de Fobos oferecem um método alternativo para determinar a posição de onde o Curiosity os observou. Ao se saber quando se inicia e termina a movimentação da lua é possível determinar onde está o robô."


Para usar este método é necessário que alguma das câmaras do robô ou outro sensor de radiação captem o fenômeno.

Com apenas dois minutos de observações, utilizando os dados dos tempos de contato inicial e final dos eclipses percebidos nos dias 13 e 17 de setembro, é possível reduzir o erro na localização de quilômetros para metros.

O modelo matemático para prever os eclipses de Fobos foi criado dentro do projeto MetNet, que tem como objetivo enviar uma rede de sondas meteorológicas para a superfície de Marte. O método é aplicável para qualquer outra sonda sobre a superfície do planeta que tenha capacidade para realizar observações ópticas.

Segundo o modelo matemático, os próximos trânsitos da lua marciana serão entre os dias 3 e 8 e 13 e 20 de agosto de 2013. O Curiosity terá novas oportunidades de observá-los, e os cientistas de seguir comprovando o método de localização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário