
China lança amanhã módulo que é 1º passo para estação espacial
28 de setembro de 2011
Imagem da animação em 3D do módulo espacial da China Tiangong-1 foi divulgada nesta quarta-feira
Foto: Reuters
O módulo espacial chinês Tiangong-1 será lançado nesta quinta-feira, marcando o início da construção da estação espacial da China. As autoridades dizem que o Tiangong-1 ou "Palácio Celestial" será lançado do deserto de Gobi, no noroeste do país, antes do Dia Nacional da China, comemorado em 1º de outubro.
O módulo será levado ao espaço por meio foguete Longa Marcha 2F, que já foi instalado na rampa de lançamento. A Tiangong-1 pesa 8 toneladas e permanecerá em órbita por dois anos. Neste período está previsto que receba várias naves, a primeira delas será a Shenzhu 8.
Se este acoplamento tiver sucesso, o módulo receberá, em 2012, as naves espaciais Shenzhu 9 e 10, tripuladas por chineses.
De acordo com o programa espacial chinês, desenvolver as complicadas técnicas de acoplamento é um passo vital para o sucesso da primeira estação espacial da China, que o país deseja ter em funcionamento até 2020 - uma resposta à rejeição de outros países a que Pequim se envolva mais na Estação Espacial Internacional (ISS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário