segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MISTÉRIOS DE JÚPITER



Missão Juno buscará resolver mistérios sobre a formação de Júpiter

04 de agosto de 2011

Juno vai investigar como aconteceu a formação do planeta Júpiter

Foto: Nasa/Divulgação

Alguns dos grandes mistérios sobre a origem do maior planeta do Sistema Solar podem estar perto de serem resolvidos pela missão Juno, que será lançada amanhã. Júpiter é o um gigantesco planeta de gás, que contém o dobro da massa de todos os outros planetas juntos do nosso Sistema Solar. A missão da Juno é justamente entender como esse imenso corpo de gás foi formado e se desenvolveu até os dias de hoje, segundo a FoxNews.

"Júpiter foi provavelmente o primeiro planeta a ser formado e descobrindo mais sobre sua formação e origem, nós poderemos entender um pouco mais sobre nosso próprio planeta", afirma Scott Bolton, chefe da missão espacial e diretor de Ciências Espaciais da Southwestern Research Institute, em San Antonio, Estados Unidos. "Compreendendo os primeiros instantes do planeta, poderemos saber como o nosso se desenvolveu", complementa.

De acordo com o site Space, entender o funcionamento dos planetas gasosos - caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - é importante porque o modo como o Sistema Solar opera é influenciado por eles. Estes podem ter dado origem a outros planetas, como Marte.

Cientistas acreditam que Júpiter é um dos mais antigos planetas de nosso sistema, pois, assim como o Sol, sua atmosfera é em sua maior parte composta por hidrogênio é hélio, tendo capturado para si o resto das substâncias presentes depois do nascimento da estrela e antes do surgimento dos outros planetas. Como isso aconteceu, ainda não foi descoberto.

A missão, que partirá amanhã e demorará cinco anos para chegar no imenso planeta de gás, irá tentar descobrir como aconteceu a formação deste planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário