sexta-feira, 20 de maio de 2011

ANEL DE SATURNO ESTÁ ENRUGADO



Impacto de cometas deixou marcas em anéis de Saturno e de Júpiter, mostra estudo


ANEL DE SATURNO ESTÁ ENRUGADO, DIZ PESQUISA

As imagens de Saturno, tiradas em 2009 pelo objeto espacial "Cassini", permitiram ver que um dos anéis do planeta está enrugado, ou seja, tem uma ondulação provocada, provavelmente, pelo impacto de uma nuvem de objetos, segundo um artigo publicado pela revista "Science". Uma equipe de pesquisadores liderada por Matthew Hedman, do Departamento de Astronomia da Universidade Cornell, em Ithaca (Nova York), estudou as imagens captadas pela nave espacial em um período próximo ao equinócio do planeta dos anéis.

LEIA MAIS

Como cientistas forenses que examinam impressões digitais na cena do crime, cientistas da Nasa (agência espacial americana) acabam de concluir uma análise minuciosa sobre a origem de ondulações nos anéis de Saturno e de Júpiter causada pela colisão de fragmentos de cometas há mais de dez anos.

Os resultados foram publicados na edição online da revista “Science” desta quinta-feira (31).

O culpado pela ondulação, no caso de Júpiter, foi o cometa Shoemaker-Levy 9, cuja nuvem de destroços atingiu o sistema de anéis em um ataque “kamikaze” em julho de 1994.

Os cientistas atribuem as ondulações dos anéis de Saturno a um objeto similar – outra nuvem de destroços de cometa – em colisão ocorrida no segundo semestre de 1983.

“O que é legal é que estamos encontrando evidências de que os anéis de um planeta podem ser afetados por eventos rastreáveis que ocorreram nos últimos 30 anos, e não há uma centena de milhões de anos”, explica o cientista Matthew Hedman, autor principal do estudo. Os pesquisadores utilizaram dados das sondas Cassini, Galileu e New Horizons.

"Encontrar essas impressões digitais ainda nos anéis é incrível e nos ajuda a entender melhor os processos de impacto em nosso sistema solar", disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini, com base no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário