quarta-feira, 7 de julho de 2010

BOLHA GIGANTE





Astrônomos detectam bolha gigante insuflada por buraco negro

Concepção artística mostra a bolha e o buraco negro

07/07/2010

Com ajuda do telescópio VLT, do Observatório Europeu do Sul (ESO) e do Chandra, da Nasa, astrônomos encontraram o par de jatos mais potente já visto no espaço, saindo de um buraco negro. O objeto, também conhecido como microquasar, expele uma bolha de gás aquecido com o diâmetro de 1.000 anos-luz, uma dimensão duas vezes maior e uma potência dez vezes superior ao dos microquasares conhecidos.

A descoberta foi anunciada na edição desta semana da revista "Nature".

O buraco negro está localizado a 12 milhões de anos-luz de distância, nos subúrbios da galáxia em espiral NGC 7793. Pelo tamanho e pela velocidade de expansão da bolha, os astrônomos acreditam que os jatos estão ativos há pelo menos 200 mil anos.

"Ficamos surpresos com a quantidade de energia injetada no gás pelo buraco negro", afirmou o autor do estudo Manfred Pakull. O buraco negro tem uma massa equivalente a alguns sóis, mas é mínimo em relação aos quasares mais poderosos e às radio galáxias, que contêm buracos negros com massas milhares de vezes maiores que o nosso Sol.

Sabe-se que os buracos negros lançam uma quantidade grande de energia enquanto engolem matéria. Os pesquisadores acreditavam que a maior parte dela era em forma de radiação, predominantemente raios-X. Mas novos achados indicam que alguns buracos negros podem produzir tanta energia, ou até mais, na forma de jatos de partículas em movimento acelerado.

Os fatos incidem sobre o gás interestelar que está ao redor, aquecendo-o e fazendo com que ele se expanda. A bolha resultante contém uma mistura de gás quente e partículas velozes a diferentes temperaturas. Observações em diferentes comprimentos de onda ajudaram os astrônomos a calcular em qual proporção o buraco negro aquece o espaço ao redor.

Os astrônomos puderam observar os pontos nos quais os jatos atingem o gas ao redor do buraco negro, e descobriram que a bolha é inflada a uma velocidade de aproximadamente 1 milhão de quilômetros por hora.

"O comprimento dos jatos no NGC 7793 é incrível, comparável ao tamanho do buraco negro de onde eles foram lançados", disse o coautor do estudo Robert Soria. Para explicar a dimensão, ele conta que se o buraco negro tivesse o tamanho de uma bola de futebol, cada jato teria a distância da Terra a Plutão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário