terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

FOTO PANORÂMICA DA VIA LÁCTEA



A imagem panorâmica foi captada como se o observador estivesse fora da Via Láctea

Foto: ESO/Divulgação

O Observatório Europeu do Sul (ESO, sigla em inglês) divulgou nesta segunda-feira uma imagem que mostra um ângulo panorâmico da Via Láctea, a galáxia da Terra. A fotografia, tirada como se o observador estivesse fora da Via Láctea, foi captada pelos observatórios La Silla e Paranal, no Chile, e um observatório nas Canárias (Espanha), para comemorar o Ano Internacional da Astronomia em 2009.

Ela foi produzida pelo astrofotógrafo e escritor francês Serge Brunier e seu colega Frédéric Tapissier, em colaboração com o ESO. Para realizá-la, Brunier passou várias semanas nos observatórios La Silla e Paranal entre agosto de 2008 e fevereiro de 2009. Além disso, o pesquisador viajou para o observatório de las Palmas, nas Canárias, para fotografar o céu do Hemisfério Norte.

Depois de captadas 1,2 mil fotos, as imagens foram tratadas por Tapissier e especialistas do ESO que obtiveram a fotografia panorâmica original. Brunier utilizou uma câmera Nikon D3 digital equipada com um dispositivo de alta precisão para manter o foco em cada campo de estrelas a medida que se moviam devido à rotação terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário